Quadrinhos – Calvin and Hobbes

Para dar início a essa nova categoria do blog sobre quadrinhos, resolvi falar um pouco sobre um trabalho ao qual sou apaixonada: Calvin e Haroldo. Espero que gostem de entrar nessa viagem comigo! hehe

Sem Título-8 copiar

Bill Watterson e seus princípios

Calvin e Haroldo (em inglês, Calvin and Hobbes em homenagem a João Calvino e Thomas Hobbes) é uma série de tirinhas escrita e ilustrada por Bill Watterson.  Durante um período de 10 anos (entre 1985 e 1995), estas tiras foram publicadas em mais de 2000 jornais, rendendo ao cartunista dois prêmios Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos Estados Unidos.

Sem Título-5

Watterson era bastante oposto à ideia de capitalismo e merchandising, conduzindo seus quadrinhos a partir dessas ideias, as quais principalmente moldaram o temperamento de Calvin e Haroldo. Por conta desses princípios o autor lutou durante muitos anos contra a comercialização de produtos de suas personagens (apesar de atualmente, mesmo ainda não sendo permitido, qualquer um encontrar artigos dos quadrinhos por aí). Devido a essa proibição, diferente de Garfield e Snoopy, Calvin e Haroldo jamais serão vistos em série de desenhos animados.

Sem Título-6 copiar

As aventuras de Calvin e Haroldo

Calvin, um menino de 6 anos cheio de ideias e opinião própria, vive aventuras com seu amigo Haroldo (Hobbes), um tigre (de pelúcia) sábio e sádico com vida própria, pelo menos na imaginação do menino. Em suas histórias, críticas a sociedade se transformam em lutas contra monstros e alienígenas, passeios em florestas e lugares diversos criados pela sua imaginação.

Sem Título-4 copiar

Personagens da série

  • Calvin: menino de 6 anos com imaginação fértil
  • Hobbes (ou Haroldo): tigre de pelúcia e maior parceiro de Calvin
  • Mãe e pai de Calvin (que nunca recebem um nome na série)
  • Susie Derkins: entre o amor e o ódio, é vizinha e colega da escola de Calvin
  • Senhora Wormwood: professora de Calvin
  • Rosalyn: segundo Calvin, a “terrível” babá
  • Moe: o valentão

Sem Título-7

O fim

Em dezembro de 1995, Bill Watterson deu fim a série de tirinhas de Calvin e Haroldo (sad), enviando uma carta a todos os editores cujos jornais publicavam a sua tira:

“Caro Editor,

Vou parar com Calvin e Haroldo no final do ano. Esta não foi uma decisão fácil nem recente, e saio com uma certa tristeza. Entretanto, meus interesses mudaram e acredito ter feito o possível dentro dos estreitos prazos diários de entrega e dos pequenos painéis. Estou ansioso para trabalhar num ritmo mais reflexivo, com menos compromissos artísticos. Ainda não decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate continuará.

É uma honra que tantos jornais tenham desejado publicar Calvin e Haroldo, terei orgulho disso por muito tempo. Apreciei extremamente seu apoio e complacência durante a última década. Desenhar esta tira foi um privilégio e um prazer e agradeço a você por ter me dado esta oportunidade.

Sinceramente,
Watterson”

(para ler a carta original clique aqui)

Última tira publicada em  31 de dezembro de 1995:

calvinultimo

Bill Watterson após se aposentar começou a se dedicar a pintura, se mantendo longe da vista do público e não fala sobre possíveis novos trabalhos ou continuação das tiras. Ele evita dar autógrafos e mantém sua palavra não licenciando sua criação. Quem sabe um dia ele dá o ar da graça e resolve dar continuidade a seu trabalho, não é mesmo?!

Espero que tenham gostado dessa nova categoria, os quadrinhos realmente fazem parte da minha vida e adoraria compartilhar um pouquinho de conhecimento sobre esse universo fantástico com vocês. Deem sugestões nos comentários do que gostariam nas próximas postagens, vou adorar saber sobre o que vocês querem ler.

Obrigada pelo carinho sempre!

Um beijo e tchau ❤

Anúncios

7 comentários sobre “Quadrinhos – Calvin and Hobbes

  1. Oi Danile! Fiquei muito feliz que vc voltou com o blog! =) Eu sempre vinha visita-lo mesmo quando você não estava mais atualizando (acho que talvez pela esperança de que vc voltasse um dia)… E não é que vc voltou mesmo? haha!
    Eu também adoro o Calvin e o Haroldo! Além de engraçados, as críticas são muito inteligentes. Sou fã da Mafalda também, uma peste aquela garotinha, não acha? haha!
    Aliás, adorei essa nova categoria!
    ;*

    • Ahh, que linda! Obrigada por me acompanhar e acreditar em mim, mesmo quando eu desacreditava! Estou bem feliz e não quero largar o blog tão cedo!

      Legal né?! Que bom que gostou da categoria! Pretendo falar de muito mais quadrinhos, inclusive da Mafalda! 🙂 Obrigada novamente pelo carinho e espero que continue me acompanhando! Beijinho!

      • Ahh, não desanime! Eu sei bem como é difícil e triste quando nós deixamos de acreditar em algo que nos define de alguma forma, mas acredito que isso faça parte do nosso crescimento interior. Acho que faz bem a gente se perder de vez em quando, e nos encontrarmos de novo. Reiniciar um ciclo, mas de uma maneira diferente, entende?
        E também, a gente se perde, mas um dia sempre aparece uma luz pra nos guiar de volta pro caminho certo. 🙂
        E caso vc desanime de novo, a gente tá aqui pra trazer vc de volta!
        😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s